domingo, 14 de dezembro de 2008

Mais um semestre se passou. Mais um workshop enfrentado. Desta vez fiquei por último e fui ficando muito nervosa a cada apresentação dos colegas que há que se dizer estavam muito boas. Nosso crescimento é visível. Percebo as falas de todos nós, cada vez mais cuidadosos e embasados.

Para começar minha apresentação falei dos instrumentos democráticos existentes na minha escola que são eleição de diretores, conselho escolar, CPM e que não garantem uma gestão democrática pois não basta apenas votar, é preciso participar o que é em minha opinião antes de uma ação, participar é um estado de espírito.

Depois continuei falando do Projeto Político Pedagógico, a escola sonhada e do Regimento Escolar, documento que disciplina o caminho do sonho. Estes, precisam ser convergentes seguir um mesmo objetivo, serem claros, funcionais, transparentes e construídos por todos os segmentos em busca da responsabilidade assumida por cada um que gerará por certo muitos conflitos mas que chegará a superação destese ao vislumbre de novos horizontes.

Terminei contando da FECOARTE da Dietschi. Iniciada na metade do primeiro semestre deste ano quando trabalhamos as perguntas em Seminário Integrador IV. Levei a idéia para a escola, os alunos pesquisaram sobre assuntos do interesse deles e apresentaram no dia 11 de novembro. Foi um sucesso onde pudemos observar a inclusão digital em que nossos alunos estão inseridos pois utilizamos os e-mails, blogs e messengers para tratar das peculiaridades de cada trabalho construído pelos grupos, além de questões como autoria, oralidade e criatividade na apresentação dos trabalhos o que gerou uma grande apropriação de conhecimentos e pleno exercício de solidariedade pela troca entre alunos, professores, funcionários e pais de alunos.

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando, ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade." (Paulo Freire, 1996.p.32)

Nenhum comentário: