sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Inteligência não basta. Em minha equipe de pesquisa quero pessoas com quem as outras gostem de conviver."

O título desta postagem é uma citação de Randy Pausch, assim como a passagem a seguir que retirei do livro "A Lição Final":
"Entre os educadores é um clichê corrente que o oobjetivo número um de todo professor deveria ser  o de ajudar os alunos a aprenderem a estudar.
Naturalmente, sempre recoonheci o valor dessa premissa. mas a meu ver, um objetivo melhor seria: ajudar os alunos a aprenderem a se avaliar...
Afinal, o educador ajuda mais o aluno quando o faz refletir a respeito de si mesmo...
Nós professores representamos o papel de treinadores, permitindo que os alunos tenham acesso aos equipamentos(livros, laboratórios, ...), e depois é nossa função exigir.( aqui eu complemento: sempre por perto, ORIENTANDO)...
Temos de elogiá-los quando merecem e lhes falar honestamente quando ainda precisam se esforçar mais.
A função de um professor é ensinar os alunos a perceberem o progresso de suas mentes, assim como eles vêem os músculos se desenvolvendo. O melhor da academia de ginástica é que se a gente se esforça, o resultado é óbvio. O mesmo deveria valer para a escola."(Págs 128 e 129)
A escrita acima são apenas pérolas que retirei das páginas citadas mas a íntegra é muito interessante e segue relatando uma experiência sobre construir auto-estima através de projetos realizados em grupos cada vez com colegas diferentes onde uns dependiam dos outros e as avaliações eram realizadas pelos alunos e registradas numa planilha. As perguntas a serem consideradas pelos alunos eram:
1) Os colegas acharam que ele se esforçou bastante? Quantas horas exatamente os colegas acham que ele dedicou ao projeto?
2) Até que ponto sua contribuição foi criativa?
3) Os colegas acharam fácil ou difícil trabalhar com ele? Foi cooperativo?
Além dos gráficos haviam complementações informais como: Deixe os outros terminarem as frases quando estiverem falando.
Enquanto lia me transportei para a sala de aula com o objetivo de estabelecer um paralelo entre a turma de Randy Pausch e outras turmas com as quais trabalhei com projetos, especialmente a Escola Professor Dietschi de Rondinha onde iniciamos com o Projeto Envolva-se com a Dietschi em que o principal objetivo foi resgatar o valor da escola e do proprio Balneário Rondinha pois era evidente a veneração por tudo que vinha de fora e a desvalorização de todo um potencial natural do lugar.
O primeiro desafio foi justamente uma auto-avaliação e depois a definição das metas a serem cumpridas de acordo com as potencialidades de cada um. Nos reuníamos uma vez por seman e ao final de cada encontro fazíamos o registro do que havíamos feito e avaliávamos nosso desempenho com a maior naturalidade e sinceridade, talvez esse o segredo do então sucesso deste que acabou sendo o projeto piloto da escola durante 2 anos e o qual me orgulho de ter orientado durante todo este tempo em que estive nesta escola.

Nenhum comentário: