Durante este semestre me propus a escrever pelo menos um projeto com o qual eu e meus alunos buscamos construir conceitos.
Fui encorajada neste propósito pelos professores que assistiram a minha apresentação no final do semestre passado e pelas leituras de Estudos Sociais, Ciências, Matemática e pelo próprio plano de estudos que escrevi para Seminário Integrador IV.
Resolvi partir de subsídios teóricos e históricos para repensar e resignificar o que podemos e devemos fazer para melhorar o ambiente em que estamos inseridos mas, conforme o texto "Repensando o ensino de Ciências a partir de novas histórias das Ciências, de Russel Teresinha Dutra da Rosa" sem o tradicional conjunto de datas e de autores isolados, apresentada num sentido melhorista, através das noções de progresso de superação, consideradas como inerentes à sucessão de fatos e eventos(Veiga-Neto 1996) e sim investigando, criando explicações hipotéticas, testando estas hipóteses, buscando informações adicionais, criando situações experimentais, integrando diferentes informações, construindo relações, emitindo opiniões, tomando decisões, divulgando conhecimentos, defendendo as próprias idéias e participando da construção/melhoria do lugar onde vivemos.
Para tanto comecei colocando algumas questões por exemplo "o que é meio ambiente, qual o ambiente que é comum a todos nós que estudamos na escola Professor Dietschi, estamos satisfeitos com o ambiente que temos, o que podemos fazer para melhorar, quais as mudanças que ocorreram através dos tempos e que nossos familiares têm conhecimento, conhecemos a unidade de conservação Parque Tupancy tão próxima da nossa escola?"
Começamos fazendo algumas atividades em que todos nós fomos imprescindíveis para que fossem realizadas visando pensar na nossa relação com o meio ambiente. Entrevistamos pessoas que estudam e trabalham na escola para saber das necessidades e capacidades.
Depois fomos visitar o Parque Tupancy, onde continuamos indo uma vez por mês para aprender um pouco mais sobre a biodiversidade, a formação das dunas, a direção do vento, tudo isso através dos sentidos e de forma lúdica vamos construindo conceitos e tomando decisões.
Em contrapartida, os alunos começaram a recolher tudo que era pedacinho de lixo do chão e querer ajudar em tudo que estivesse ao seu alcance. Alguns comentaram que seus pais fazem sabão com óleo de cozinha já utilizado, um poluidor em potencial do solo e águas do subsolo, e que também coletam e vendem lixo mas que não dão conta pois a produção de lixo é grande.
Na entrevista com a diretora eles questionaram sobre a possibilidade de colocar em prática algumas idéias, como colocar bancos no pátio da escola, utilizar os restos de comida e cascas de frutas e verduras para a confecção de uma horta onde pudessem ser plantadas as verduras para a merenda da escola, ter computadores ligados a internet para que todos pudessem utilizar e não somente na secretaria, bolas novas para a prática de esportes, uma biblioteca melhor equipada com mesas e cadeiras para que possam sentar-se ao pesquisar, pintura da escola, enfim...
A diretora explicou que os recursos que vêm do estado são poucos para tantas melhorias mas disse que a escola participa do projeto "A Nota é Minha" e que precisaria de pessoas que pudessem digitar as notas que são enviadas via internet e que no final de cada trimestre é repassado a escola um dinheiro bem interessante. Os alunos logo se dispuseram a ir a escola fora do horário de aula para digitar notas, o que já vem dando resultado porque além de ajudar a escola, eles se fazem mais presentes, muitos não têm computador em casa então é um aprendizado importante e a auto-estima deles está em alta.
Surgiu então o interesse de separar os lixos nas casas e trazer para a escola, onde uma vez por semana nos reunimos fora do horário de aula separamos e vendemos para aplicar o dinheiro em melhorias na nossa escola. Começamos também a recolher óleo de cozinha já utilizado,algumas mães fabricam o sabão que é utilizado na escola e vendido a comunidade. O nome do nosso projeto é "Envolva-se com a Dietschi" e todos estão convidados a participar.
Já fomos convidados a apresentar nosso projeto na Semana do Meio Ambiente do Município, onde tivemos a oportunidade de conhecer professores do CECO-IG/UFRGS e CECLIMAR. A professora Neuza ouviu a todos os alunos atentamente que explicaram sobre o funcionamento do projeto e nos convidou para visitar o CECLIMAR.
Minha filha é monitora estagiária do Parque Tupancy, estuda na ULBRA - Torres e já publicou alguns de seus trabalhos na área de Biologia. Ela então me convidou para publicarmos o trabalho que viemos fazendo com os alunos da escola, o professor orientador dela aceitou o desafio e eu me tornei co-autora do trabalho "Educação Ambiental com a Comunidade do Entorno do Parque Natural Municipal Tupancy, Arroio do Sal, Rio Grande do Sul" que foi aceito na IV Jornada de Iniciação Científica: Meio ambiente promovida pela FEPAM e Fundação Zoobotânica.
domingo, 15 de junho de 2008
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