EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL TUPANCY, ARROIO DO SAL (RS)
Natalia Braum1,2, Marta Maria da Silva1, Mara Núbia Bilhalva Braum3, Walter Nisa-Castro-Neto2(orient.)
1Parque Natural Municipal Tupancy, 2Universidade Luterana do Brasil – Campus Torres, 3Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nati_braum@hotmail.com1, nisacn@terra.com.br2
O Parque Natural Municipal Tupancy situa-se no município de Arroio do Sal litoral Norte (RS), é uma Unidade de Conservação (UC) em que se integram os biomas Mata Atlântica e Zona Costeira com área de 21 ha. Está aproximadamente a 150m do mar, o que possibilita uma variedade de ambientes como dunas móveis, dunas semi-fixas, mata de restinga, capões, campos e lagoas que enriquecem a biodiversidade. A educação ambiental visa romper a educação tradicional e estabelecer múltiplas formas de comunicação e integração ao meio natural, cultural, social e econômico da sociedade envolvente, procurando nela os temas e apoios para melhorar a educação e por conseqüência a própria sociedade. Objetiva-se com este trabalho conscientizar a comunidade do entorno do Parque Tupancy acerca da importância da manutenção desta UC e da preservação do seu entorno e despertar junto à comunidade a importância de compartilhar a responsabilidade sobre o presente e o futuro do Parque. O trabalho foi realizado com 62 crianças de 7 a 12 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Dietschi, que se localiza no Balneário Rondinha a cerca de 1 km do Parque Tupancy. Buscou-se adaptar as disciplinas de Ciências, Estudos Sociais, Português, Artes e Educação Física à Educação Ambiental. Para abordagem dessas disciplinas em campo foram confeccionados materiais didáticos. As temáticas dos encontros foram: meio ambiente e a ocupação do espaço, biodiversidade, preservação e cultura indígena, formação geológica e sucessão ecológica, a importância da água para os seres vivos e o desenvolvimento da comunidade de Arroio do Sal, preservação ambiental, cultura campeira e ecoturismo, aproveitamento dos diferentes tipos de lixos, corredores ecológicos, áreas de preservação permanente, sua importância e quais podemos encontrar no município e, finalmente, a importância do Parque para o meio e para a comunidade. Os alunos realizaram trilhas em que durante o percurso eram realizadas diversas atividades de sensibilização ao tato, audição, olfato, visão, compreensão, reflexão, discussão, construção através de desenhos, colagens, teatros e expressão corporal. Com o decorrer do trabalho os alunos foram mostrando-se mais receptivos a cada atividade desenvolvida, sendo possível observar mudanças comportamentais na escola. Com a conscientização criaram um projeto de separação de lixo na escola, sendo que o lixo reciclável foi vendido para a realização de melhorias na infra-estrutura da escola, realizaram atividades de pesquisa com a família tornando-se, desta maneira, multiplicadores. Os pais passaram a interagir com os filhos na educação ambiental, ajudando na fabricação de sabão com o óleo de cozinha, que foi utilizado pela própria comunidade escolar. O material orgânico passou-se a utilizar na horta da escola, onde produzem alimentos para a merenda escolar. Podem-se observar, ainda, melhorias na quadra da escola como o plantio de árvores e diminuição de lixo. Observou-se, ao final destas atividades que as crianças conseguiram vislumbrar a melhoria da qualidade de vida com a manutenção do meio, transformando-se em multiplicadores da importância do Parque Tupancy. E, principalmente, entendendo que ajudando a manter a Unidade de Conservação e o entorno saudável ajudam a si mesmos e a toda a comunidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Oi querida!
Depois de ler e responder ao teu mail, não resisti e tive que visitar o teu blog, aceitando o convite. Achei fantástica a experiência relatada no trabalho e fiquei curiosa para saber mais sobre ela. Infelizmente não poderei assistir a apresentação. Desejo que esta seja a primeira de muitas publicações que registrem a relação entre as teorias e a prática docente.
Votos de muito sucesso e um carinhoso abraço, extensivo a tua filha.
Profa. Nádie
Que maravilha esse projeto!
A mudança de comportamento e de consciência das crianças sobre o meio ambiente é uma realização das mais importantes. Mara, parabéns para você e sua filha por esse projeto e essa bela publicação. Que essa experiência seja a inspiração para outros futuros projetos tão bem sucedidos quanto esse! Um forte abraço,
Marcia
Oi Mara!
Parabéns pelo trabalho de vocês.
Ele tem bem o teu retrato, e é o fruto de um trabalho feito com consciência.
Beijo.
Oi minha amiga, há quanto tempo não sentamos e conversamos. Mas sei das tuas batalhas, do teu trabalho, inclusive do sucesso do teu trabalho, não só esse aqui, mas aquele de todo dia, apesar de não mais nos encontrarmos no mesmo turno, nos vemos nas "paredes", e nas falas por ai. Mereces muito mais que isso, sabes disso. Já é um começo de reconhecimento do tanto que te envolves...
Beijos Stela
Mara, muito bonito o trabalho descrito. Parabéns pela realização e pelo artigo originado desta experiência!! Que vocês possam tocar adiante iniciativas como esta. Com certeza novos frutos virão!!! Beijão, Simone
Postar um comentário