quarta-feira, 6 de outubro de 2010

AUTORIA, UM REGISTRO IMPORTANTE


Em setembro de 2006 trabalhamos no PEAD  com o conto “A Ilha Desconhecida” de José Saramago quando tive oportunidade de perceber a importância de olhar para meu interior para poder enxergar o que sou, como sou, para então oportunizar o novo e preservar o que é preciso.

Na ocasião terminei a postagem com a mensagem a seguir que na época recebi da direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Dietschi:
"Há pessoas....
Que fazem acontecer!
Que observam acontecer!

Que se espantam com o que acontece! *
Lembro-me que a professora Nádie, num chat me perguntou se estas palavras eram minhas. Eu respondi que não e nunca mais me esqueci disto, pois fiquei envergonhada, mesmo que sem intenção eu estava copiando o que outra pessoa disse sem mencionar a autoria.

Agora relendo a postagem me lembrei do fato e resolvi colocar no Google para descobrir afinal quem escreveu estas palavras que me fizeram refletir sobre que profissional, que mãe, que aluna, enfim não importa o papel mas sim a maneira como quero exercer este papel.

Descobri a referência a seguir “existem três tipos de organizações: as que fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que surpreendentemente se espantam com o que aconteceu”. Barbosa e Brondani(2004, p.108)

Esta é mais uma aprendizagem que parece tão simples mas que realmente aprendi através do PEAD: é preciso saber a autoria e fazer o devido registro.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Mara!!

Realmente uma aprendizagem importante: reconhecer a autoria do outro e nos reconhecer como autores da nossa história.

Abração!