sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Interação


Outra aprendizagem importante do PEAD: a troca, a partilha das idéias, a visita ao trabalho dos colegas. Nada é escondido, fechado, tudo é aberto e aberto ao mundo através da virtualidade.

O olhar do outro, misturado com o nosso pode ser a chave que abre a porta para conhecimentos infindos. Hoje parece-me óbvio e muito natural tudo isso. Incrível como esquecemos rápido. O registro no meu primeiro blog foi feito a 4 anos atrás e eu nem me lembrava mais de como era antes. Mas revendo a minha escrita relembro de como eu fiquei encantada com isso: não era preciso ter medo de olhar como o colega tinha feito a atividade. Estava lá disponível a todos! Era incrível... Este diferencial eu nunca havia experimentado até então em nenhum curso até então iniciado.

Percebi que os meus alunos com os quais eu gostava de trabalhar em grupos e que este trabalho muitas vezes mal visto pelas direções das escola que não encontravam cada um no seu lugar quieto, virado para a frente quando entravam para dar um aviso, estava certo. Conforme Piaget é através da interação de idéias, de culturas, de saberes prévios, da pesquisa, da cooperação em busca de um objetivo comum é que a aprendizagem se constrói. A teoria começava a legitimar minha prática!

Para encerrar esta postagem destaco a minha primeira vivência desta interação com a colega Tamires, de Três Cachoeiras que me ajudou bastante no início do meu blog e para quem dediquei uma postagem de agradecimento para a qual ela comentou:
“Querida colega Mara, voce não precisa me agradecer, somos colegas e devemos nos ajudar! Confesso que fiquei muito feliz em saber que vc ficou satisfeita com a minha ajuda! E eu estarei sempre aqui para te ajudar!
E apesar do pouko tempo q nos conhecemos e do minímo contato de ambas, eu tbm gostei muito de vc! com certeza, além de colegas seremos grandes amigas! E lembre-se conte sempre comigo, pro que der e vier!
abraços da Tami”
a interação através da ação (assimilação
e acomodação) permite que tanto um
quanto o outro passem a ser conhecidos, não
simplesmente por suas próprias características,
mas sim pelas características da relação
estabelecida entre elas.”(Isabelle de Paiva Sanchis em Interação e construção: o sujeito e o conhecimento no construtivismode Piaget

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Mara!! Como são bonitas as tuas postagens, repletas de conteúdo e emoção! Abração!!