A Stela e eu estávamos comentando esta semana quantas coisas que nós já fazíamos e que agora estamos recebendo o embasamento teórico de que precisávamos.
Sempre trouxemos muito teatro, jogo, brinquedo, fantasia... para a nossa sala de aula. Nunca fiquei insegura porque sabia que dava certo. Os alunos gostavam e com isto aprendiam e esta era a minha certeza.
Mas agora tenho muito mais convicção ao falar porque tenho onde embasar minhas idéias.
Vigotski em sua obra Linguagem,desenvolvimento e aprendizagem coloca que "do ponto de vista da psicologia da personalidade, os jogos imaginativos com regras e objetivos desenvolvem na criança importantes traços. O primeiro é a capacidade de submeter-se a uma regra, dominando e controlando o comportamento, subordinando-o a um objetivo específico. Também é nesses jogos que a criança faz pela primeira vez sua auto-avaliação. Ela avalia sua destreza, habilidade e progresso comparando-se com os outros participantes do jogo. É a partir dessa comparação que se origina a avaliação consciente eindependente que a criança faz de suas habilidades e possibilidades concretas. Estes jogos também surgem como uma possibilidade de introduzir um elemento moral na atividade da criança que surge da própria ação da criança, da prática, e não de uma máxima moral que ela tenha ouvido."
Piaget (1945-1971) afirma que o intercâmbio cultural realizado na brincadeira propicia à criança desenvolver noções de lógica, pois esta procura usar palavras que são comumente compreendidas, fazer afirmações verdadeiras e pensar logicamente.
sábado, 17 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi querida!!!
Que bom que estão qualificando as suas práticas docentes. É importante trazerem os sentimentos despertados através das atividades realizadas. Porém também é importante trazerem elementos que evidenciem as suas aprendizagens, tais como: conceitos, autores...Quais as práticas que sofreram mudanças? Como eram antes, como estão agora e quais as interdisciplinas que influenciaram estas mudanças? Utilizaram recursos diferentes? Que mídias/recursos foram utilizados?? Antes os planejamentos de vocês já eram realizados de forma colaborativa/cooperativa?
Estes são registros importantes e complementam as percepções de vocês...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
Postar um comentário