domingo, 27 de abril de 2008

HORA DE COLOCAR EM PRÁTICA

Tenho lido muito sobre história da Arte e estou tentando trabalhar o mais integrado possível com meus colegas para fazer com que as aulas sejam interessantes e interdisciplinares, mas não está fácil. Esta tarefa têm me tomado muito do meu precioso tempo curto.

Mas... Acho que estou conseguindo. Fui escolhida para ser professora conselheira de uma turma, o que me deixou emocionada já que eles têm professores que os acompanham a bem mais tempo.

Outra coisa que está me deixando muito feliz é que através de um Projeto que eu coordeno chamado "Envolva-se com a Dietschi", conseguimos que dois computadores novos fossem instalados e conectados a internet.

Estou criando com cada um dos meus alunos em minhas aulas, um blog. Experiência do PEAD que finalmente estou conseguindo colocar em prática. Eles estão maravilhados e de dois em dois vamos primeiro criando email e blog, depois postando no blog e com algumas turmas já estamos inserindo imagens, acho que em maio teremos mais um computador conectado, que bom! Os alunos merecem... eles ficam me esperando para irmos para o laboratório...ah! se tivéssemos um computador para cada um deles... ainda é um sonho... mas vou continuar sonhando porque já temos dois, quem sabe daqui a pouco não conseguimos mais?

SURPRESA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Terminei o ano letivo certa de que eu estaria em companhia dos alunos do currículo com minha colega Stela aperfeiçoando nossa Escola da Ponte em Rondinha.

Mas... no finalzinho da férias de verão, fui procurada pela diretora que me informou da enturmação nas turmas de currículo da escola,

Ela me disse que gostaria de me ver em atividade com os alunos maiores porque confiava no meu trabalho.

Foi então que eu passei a ser professora de Português da 5ª série e de Artes de 5ª a 8ª série.

Eu estava completamente assustada com a idéia. Não sabia como seria a recepção dos alunos e porque não dizer dos professores de área também.

Mas, as aulas de Artes Visuais do semestre passado ainda estavam fresquinhas na minha cabeça e resolvi ir pro Rooda olhar tudo de novo e ver as temáticas que foram postadas quando o semestre já havia terminado.

Ainda não tive oportunidade de agradecer a imensa ajuda que foram aquelas temáticas para mim. Tinha um ítem que dizia "esta parte é para alunos de 5ª série em diante mas é importante que vocês tenham conhecimento", então tive certeza que era para mim, especialmente...

Português foi mais fácil porque era só continuar aprofundando o que já fazíamos na 4ª série.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Apresentação de trabalho no final do semestre 2007/2

Este portfólio foi a base para a construção do trabalho que apresentei no final do semestre passado para uma banca composta de um grupo de colegas e dois professores.

O trabalho foi construído e enviado aos professores com antecedência para que eles pudessem conhecer a nossa linha de pensamento e assim facilitar o entendimento.

Feitos os ajustes necessários e depois de alguns dias, nos encontramos para a apresentação oral que durava de dez minutos e no final da explanação o espaço para perguntas era aberto.

Eu achei complicada a escrita do trabalho, mas me senti segura quanto a apresentação do mesmo, pois eu o coloquei em prática durante o semestre inteiro com as turmas de currículo da Escola professor Dietschi em Rondinha, município de Arroio do Sal.

Para o dia da apresentação fiz um power point para que não deixasse de falar de nenhuma questão importante.


O título do trabalho foi: "Grupos, a reciprocidade das trocas", que evidenciou desde as atividades realizadas no PEAD onde construímos conceitos coletivamente respeitando a individualidade de cada um até a construção do conhecimento dos meus alunos através dos grupos heterogêneos com alunos de todas as séries do currículo, idéia maravilhosa da escola da Ponte.

Quando chegou a minha vez de falar não faltou aquele friozinho na barriga, mas a segurança por apresentar um trabalho que eu já tinha a certeza da sua eficiência aliado ao embasamento teórico recebido foi o conjunto perfeito para que eu me sentisse a vontade frente aos professores Maximira Carlota da Silva André e Marco Aurélio dos Santos Benites e também as minhas colegas.