quarta-feira, 21 de abril de 2010

Leitura em Sala de Aula

Meus alunos gostam muito de ler. Criamos em sala de aula um espaço para jogos e livros que eles podem utilizar quando tiverem terminado a atividade ou então levar para casa.

É super interessante como eles gostam de ler suas histórias oralmente para os colegas, lêem e mostram as ilustrações, uma fofura! E os colegas escutam muio amados. Eu gostaria mesmo é de ter um cantinho que desse para colocar um tapete onde pudéssemos nos sentar no chão, mas eles não reclamam. Querem é compartilhar.

Esta semana uma menina que não sabe ler me pediu para ler a sua história e eu achei ótimo. Quando ela chegou lá na frente contou com suas palavras mas citando vocábulos escritos no livro e que não fazem parte do dia a dia dela. Um encanto!

Perguntei a ela se sabia escrever algumas palavras da história e ela disse que não. Instiguei ela a escrever mesmo assim. Depois fiz umas fichas para que ela visualizasse as palavras, colasse no seu caderno e representasse através de desenho. Ela gostou e eu e os colegas ficamos encantados com a interpretação que ela deu ao contar a história. Segundo Freire, o conhecimento nasce da necessidade da busca de novas alternativas. Quem sabe eu e a minha querida aluna não descobrimos aí uma nova alternativa que nos ajudará nesta construção?

2 comentários:

atrevida disse...

Mara, o teu sonho é igual ao meu: ter um tapete com almofadas, uma caixa com livros, enfim,um cantinho mágico para sentarmos e despertar nossa paixão pela leitura.Mas a nossa realidade em sala de aula não é assim, precisamos dividir a sala com outras turmas,que ao ivés de ajudar, estragam o pouco espaço que temos.Minha sala é grande, mas a turma do ensino médio também é.
O tapete e o cantinho mágico ficam só no pensamento.
Beijos com saudade
Maria do Carmo

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Mara! Muito bonito o processo e a abertura para pensar alternativas singulares para a aluna. Abração!!