quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Esta semana eu estava assistindo um desenho animado que vai ao ar todas as manhãs pela televisão e que prende a atenção das crianças. Me chamou a atenção a mistura de elementos de ficção como uma personagem que era capaz de atravessar um trem tamanha a sua força e poder com elementos da vida diária pois logo após atravessar o trem a personagem pede uma mãozinha ao amigo que aparentemente não tem nenhum poder especial. Me pus então a refletir como a mídia utiliza a lógica das crianças pois segundo Gurgel(2009) cenas como essas só acontecem em filmes, livros e desenhos animados - ou na fala de uma criança pequena que conta sobre sua vida. Quando conversamos com crianças elas nos contam histórias que misturam cenas de superheróis e ao mesmo tempo de total incapacidade.

Percebo que a mídia mais do que a escola já utiliza esta capacidade das crianças de aprender tudo ao mesmo tempo: Agora! Quem sabe aprofundando a narrativa e utilizando a lógica dos nossos pequenos tenhamos nossas crianças mais atentas em sala de aula como na frente da televisão.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Mara! Trazes um assunto muito interessante para refletirmos nessa tua postagem. Como utilizarmos recursos que a mídia muito bem sabe em prol de uma educação que promova a interação e a crítica ao invés de uma transmissão passiva como é feita na TV? Abração!!