terça-feira, 1 de junho de 2010

Edgar Morin escreve: "existem dois tipos de ignorância: daquele que não sabe e quer aprender e a ignorância daquele que acredita que o conhecimento é um processo linear, cumulativo, que avança trazendo a luz ali onde antes só havia escuridão, ignorando que toda luz também produz sombras como efeito" e continua dizendo que temos de aprender a caminhar na escuridão e na incerteza.

Estou lendo o livro Educar na era planetária do referido autor e fico refletindo sobre questões como a abordada anteriormente. Diariamente, encontramos pessoas senhoras de si e que acreditam serem donas do unico e verdadeiro saber mas que sentem-se completamente perdidas quando em seu caminho surge um fato inesperado enquanto por vezes também encontramos pessoas que vivem querendo aprender e que tiram de letra toda e qualquer situação  que por vezes poderia parecer difícil e complicada. Não são raras as vezes em que ocorrem momentos assim. Me parece que manter-se aberto a mudanças e disposto a caminhar seja na luz ou na escuridão, com certeza ou incerteza adaptando-se as mudanças que venham a ocorrer é o melhor que temos a fazer.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Mara!! Com certeza é um desafio, mas podemos pensar que esse é o percurso para a construção das aprendizagens. Abração!!