quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


O Eixo 8 foi muito gratificante porque ocorreram muitas trocas no grupo de colegas do PEAD. Chegamos a brincar que poderíamos criar uma escola onde pudéssemos todas nós trabalhar juntas unindo-nos a favor da utilização de tecnologias nos nossos Projetos de Aprendizagem.
Eu fiz estágio com uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Campo Bom.
Desde os primeiros dias de aula os alunos sentaram-se em grupos o que eles achavam o máximo porque nunca tinham tido esta disposição de mesas em suas salas de aulas anteriores. Outra novidade inicial foi a utilização diária do meu notebook em sala de aula porque não tínhamos acesso ao laboratório de informática. No início a maioria dos alunos nunca tinha tido contato com esta ferramenta então não sabia utilizar letra maiúscula, trocar de linha, acentuar palavras, enfim... Hoje continuo com esta turma de alunos e já temos acesso uma vez por semana no laboratório de informática, então não levo mais o notebook todos os dias para a sala de aula. Em outubro quando começamos a pensar num passeio de final de ano eles trouxeram várias sugestões de lugares. Foi então que um aluno disse: - professora traz o teu note amanhã prá gente pesquisar estes lugares e ver se tem mais informações, assim fica mais fácil de decidir. Me senti realizada! Valeu a pena ter feito esta troca com eles, tamanha foi a autonomia construída neste ano com a utilização de tecnologias.
Os pais dos alunos apoiaram desde a primeira reunião onde assinaram prontamente a autorização de publicação dos trabalhos e imagens dos filhos, sentindo-se orgulhosos em poder acompanhar e participar de forma interativa através da internet com toda a turma.
Vale também registrar aqui a presença constante da tutora Celi e do professor Luiz Carlos Bombassaro sempre me orientando durante a preparação, a duração e no fechamento do estágio. Isto foi muito importante para andamento tranqüilo com que aconteceu este eixo que foi muito importante para a consolidação das aprendizagens da graduação.
"Quem tem o que dizer deve assumir o dever de motivar, de desafiar quem escuta, no sentido de que, quem escuta diga, fale, responda."(Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, p.44)

Nenhum comentário: