quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


No eixo 7 houveram mudanças radicais na minha vida pessoal, profissional e estudantil porque duas pessoas extremamente importantes para mim, meu pai e meu marido, passaram a fazer parte de uma dimensão diferente da minha, a partir de junho de 2009. E, apesar de sentir constantemente suas presenças, foi e continua sendo um tempo muito difícil. Eu percorri o eixo 7 com muitas dificuldades porque não conseguia raciocinar. Muitas lembranças e atividades diferentes invadiam meus pensamentos fazendo com que minha produção acadêmica não progredisse. Mesmo assim, consegui graças a ajuda dos professores, tutores e colegas construir aprendizagens importantes. A Interdisciplina de EJA, que nos trouxe as contribuições de Paulo Freire alertando para uma educação de Jovens e Adultos onde se leve em consideração as vivências dos educandos; a Interdisciplina de Libras, esta língua que no início me fez sentir estrangeira dentro do meu país e com a qual pude me familiarizar e refletir acerca dos alunos que necessitam dela para se comunicar e que nós professores precisamos buscar aperfeiçoamento para que a inclusão ocorra mas que haja aprendizagem, porque sem comunicação não há aprendizagem. Foucault explica que a mudança do tipo de linguagem que utilizamos é uma exigência da própria sociedade que impõe regras de convivência pré-estabelecidas que variam conforme o assunto e a pessoa com a qual estamos nos comunicando. Didática, Planejamento e Avaliação me fez refletir sobre a importância da interdisciplinaridade, da colaboração e da convicção que precisamos ter ao assumir esta ou aquela linha filosófica, porque de nada adiantam as teorias se não as colocarmos em prática Santomé  que tem posições muito afins com Paulo Freire defende a promoção dos currículos integrados e que a educação é um ato político pois através de uma filosofia que requer convicção e colaboração, busca socializar as novas gerações que manifestam as evidências do que já sabem, são desafiadas a refletirem sobre seus pontos de vista e fazerem conjecturas facilitando assim os processos de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário: