domingo, 12 de dezembro de 2010

Tecnologia: Ferramenta para a construção de aprendizagem significativa, colaborativa, interativa.

Escolhi este tema para defender minha tese de TCC porque a grande mudança que ocorreu tanto na minha vida pessoal quanto profissional a partir do PEAD foi a utilização de Mídias e Tecnologias.

Maturana(2001) diz que 
“A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro.” 
O contexto escolar é um espaço de convívio onde pessoas diferentes que vem de espaços e famílias diversas se relacionam e aprendem com suas diferenças na interação de suas ideias.
Esta interação precisa de um mediador que aceite romper com estruturas tradicionalmente consideradas corretas e imutáveis para ser alguém que ousa e que permite a ousadia de seus alunos, que se envolva com responsabilidade, que se comprometa através de suas ações participativas  que muitas vezes gerarão conflitos mas que fatalmente levarão a construção de conceitos que transformarão os sujeitos e o meio onde vivem.
É certo que toda a minha vida se transformou a partir do PEAD com a utilização das tecnologias. Adquiri hoje por exemplo um GPS, coisa que há 5 anos atrás jamais eu compraria, teria medo de mexer, acharia desnecessário. Hoje percebo que tudo vem para facilitar a nossa vida e que eu sou capaz sim de aprender a utilizar e me valer desta tecnologia para melhorar a minha autonomia pelos deslocamentos nos lugares que não me são familiares.
Meus alunos desde o meu ingresso no PEAD utilizam o computador sendo que na primeira escola onde trabalhei montamos um grande projeto que envolveu toda a comunidade para a aquisição de máquinas que fossem ligadas a internet que foram utilizadas para a criação de blogs para todos os alunos da escola que interagiam entre si e com todos os professores, para os quais também foram criados blogs.
Atualmente estou em outro município onde também encontrei outros professores que se engajaram na idéia de utilização das mídias e tecnologias para tornar as aulas mais atraentes e dinâmicas com atividades colaborativas.

"Apresentar o computador à criança, desmistificá-lo, mostrar à criança o seu potencial e as suas limitações, ensinar a criança a utilizá-lo e a dominá-lo, são funções a que nenhuma escola pode-se furtar hoje. Amanhã já será muito tarde."(CHAVES, 2004)

Penso que esta é a minha missão a partir desta etapa vencida. Foi um presente na minha vida esta graduação onde tantas e significativas mudanças ocorreram. Agora cabe a mim disseminar esta semente para que mais alunos, mais professores, mais escolas e mais comunidades possam ser beneficiados com aulas mais atraentes, com alunos mais presentes e com comunidades mais participativas.

Abaixo compartilho um vídeo feito a partir de projetos de aprendizagem que meus alunos apresentaram para outros alunos da escola:

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Querida,

fiquei emocionada de ver os trabalhos dos teus alunos. Além de explorar as curiosidades, eles usaram de muita criatividade para expor. Mesmo que tu não aparecesse ao fundo, seria fácil identificar que foram "tocados" pelo teu jeito de promover aprendizagens. Deixo meus sinceros e emocionados parabéns a todos!
Um grande beijo e muitas saudades,
Profa. Nádie