segunda-feira, 15 de novembro de 2010


O eixo 6 nos trouxe reflexão acerca da inclusão. Eu penso que a inclusão ainda está muito no papel porque simplesmente os alunos estão freqüentando classes ditas normais mas muitas vezes são largados a própria sorte.
Tive oportunidade de trabalhar com um aluno especial. Ele era realmente uma pessoa especial. Eu o conheci em 2004 e juntos formamos um belo par. Eu agora não trabalho mais na escola onde ele estuda mas mesmo distantes não deixamos de nos falar pelo telefone. Há um relato do meu trabalho com ele em http://peadportfolio156808.blogspot.com/2009/04/inclusao-de-fato-e-de-direito-e-o-que.html
Ele escreve ortograficamente correto e sabe a tabuada de cor. Mas sua maior habilidade é com a tecnologia. Quando eu descobri isso e percebi que os professores não esperavam que ele copiasse para depois apagarem o quadro já que ele é lento para copiar pois sua dificuldade é mais motora, pedi aos pais que comprassem um laptop para ele, ajudei-o a criar uma pasta para cada disciplina e convenci os outros professores, a coordenação e a direção da escola a permitirem que ele utilizasse esta ferramenta para que conseguisse mais agilidade na hora de registrar suas reflexões. Foi incrível a sua transformação a partir daí. Agora ele tem todos os registros. Quando podemos sempre nos encontramos para matar saudades e ver como anda sua organização com o notebook.  
Warschauer (2006), a inclusão digital é uma faceta da inclusão social e consiste, além
de proporcionar o direito de acesso ao mundo digital para o desenvolvimento intelectual

Nenhum comentário: