quinta-feira, 11 de novembro de 2010


Historicamente a educação foi monopólio de poderosos. Na época em que os portugueses chegaram ao Brasil, a Igreja Católica mantinha poderio total. Com o desenvolvimento econômico e a modernização foi-se tentando organizar a educação formal. O Brasil conta com educadores mestres na arte de educar com Paulo Freire que prestou imensa contribuição, mas todos nós ainda temos muito caminho pela frente para contribuir para que num  futuro não tão distante possamos ter um sistema social, econômico e político menos perverso, mais justo e humano onde todos tenham oportunidades iguais.
Para isso precisamos nos questionar sempre, permanecer inquietos para que possamos lutar contra a dominação dos cargos e também contra as forças dos próprios professores que estão acomodados na profissão, sem ânimo para encontrar caminhos que nos levem a outras ilhas desconhecidas.
“A autoridade coerentemente democrática está convicta de que a disciplina verdadeira não existe na estagnação, no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço dos inquietos, na dúvida que instiga, na esperança que desperta.”( Paulo Freire)

Nenhum comentário: