quarta-feira, 10 de novembro de 2010


Minha vontade de colocar em prática com meus alunos o uso da tecnologia com o qual me deparei ao entrar na UFRGS sempre foi evidente. Hoje encontrei um registro no meu primeiro blog que trata justamente sobre a ousadia de começar a vender lixo reciclável para adquirir computadores conectados a internet para a escola onde eu trabalhava e que não possuía nenhuma máquina deste tipo para utilização dos alunos.
Lembro-me bem do nosso começo quando fizemos uma campanha na escola para arrecadação do lixo limpo e que se ampliou para a comunidade. Chegavam camionetes carregadas de papelão, garrafas pet, livros antigos... e a gente se deliciava com aquilo imaginando no que se transformaria! Foi aí que nasceu o Projeto Envolva-se com a Dietschi, criando consciência ecológica... Depois fomos separando, vendendo, calculando, poupando... E um belo dia já tínhamos 6 computadores novos conectados a internet... Parecia um sonho! Como as turmas têm um número reduzido de alunos nesta escola, sentíamos no céu. A escola foi inundada pelos blogs, pesquisas na internet, comunicação por e-mail... Assim, creio que meus alunos além de colaborar com o ambiente em que vivem, ainda conseguiram apoio da comunidade. O crescimento foi individual e ssocial também. É a educação cumprindo seu papel.
Para Durkheim “Sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objetivo ou por efeito comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.”

Um comentário: