sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Esta semana depois da troca de livros feita semanalmente na biblioteca da escola cada grupo escolheu uma obra para fazer a dramatização ficou sensacional e eu me recordei justamente da disciplina de Literatura oferecida pelo PEAD onde nós alunos tivemos que encenar uma peça.

Mais ou menos envergonhados todos nós tivemos que nos preparar para o grande dia e foi maravilhoso pois tivemos oportunidade de conhecer habilidades que até então não conhecíamos uns dos outros. Descobrimos cantores, maquiadores, humoristas, hábeis costureiras, cabeleireiras, enfim... quando vejo agora meus alunos produzindo vejo que eles também aos poucos vão descobrindo suas habilidades e se auto conhecendo e conhecendo e aceitando melhor o outro.
O teatro é um conhecimento que ultrapassa a idéia do desenvolvimento de uma forma de expressividade ou de desinibição, mas que possibilita também o desenvolvimento da operatoriedade(FÜRTH,1987,P.178). Conforme explica Ana Carolina Fucks, o fazer teatral torna possível uma maior compreensão por parte do indivíduo de si e do mundo que o cerca, pois exige uma reestruturação física e mental para tornar materiais e artísticas as idéias que pretende comunicar.
Viola Spolin, pesquisadora norte-americana, desenvolveu o sistema de aprendizado da linguagem teatral baseado na improvisação. A proposta dos jogos teatrais de Spolin está relacionada a "fisicalização", que é tornar físico, expressar e trazer para o plano material o que há no plano das intenções, das imagens, das sensações, dos pensamentos.

Nenhum comentário: