sexta-feira, 12 de novembro de 2010


Numa postagem chamada sala de aula, minha paixão encontrei meu relato sobre a turma com a qual eu trabalhava em Rondinha: 12 alunos, idade entre 10 e 13 anos, a maioria das mães dona de casa, os pais em sua maioria comerciantes, aposentados e funcionários públicos.

Comecei a comparar com a minha turma atual: 31 alunos, idades entre 9 e 10 anos, a maioria das mães e pais trabalhadores na indústria de calçados.

Mas... Na sala que agora está repleta de alunos e portanto mais apertadinha também se encontra um cantinho para livros de literatura, também se faz muito trabalho de arte, também sentamos em grupos e a minha proposta de interação entre os alunos, entre as turmas, com os pais e com os outros setores da escola continua sendo batalhada dia após dia para que uma escola mais justa, igualitária, moderna e eficiente deixe de ser uma utopia para tornar-se realidade.

A contribuição que a educação pode trazer aos indivíduos não é a aquisição de um “corpo de conhecimentos”, algo exterior a ele, mas, possibilitar a “elaboração ou reelaboração de alguma forma reflexiva do sujeito consigo mesmo” (LARROSA, 1999, p.36).

Nenhum comentário: