quarta-feira, 10 de novembro de 2010


A educação é processo e como tal acontece lentamente, mas quando penso em como eu era e como sou como meus alunos eram e como estão autônomos com o uso das tecnologias e acerca das tomadas de decisões nos trabalhos em grupo me surpreendo.
No início do ano com a proposta de sentarem-se em grupos os alunos não sabiam como agir chegando a colocar cadernos e livros na sua frente para que os colegas não visualizassem suas atividades; hoje eles discutem, trocam idéias e sugestões e as vezes o assunto fica quente porque é difícil o grupo tomar uma decisão frente a opiniões diferentes, mas eles chegam sempre a um acordo. Com o notebook que eu levava para a sala de aula eles tinham medo de mexer e estragar. Não sabiam trocar de linha, fazer letra maiúscula, enfim... hoje eles têm e-mail, blog da turma onde são colaboradores... É uma interação constante!
“Nos grandes processos históricos, vinte anos equivalem a um dia, ainda que em seguida possam apresentar-se dias que concentram em si, vinte anos”.Marx e Engels
A educação é bem assim. Um processo demorado... executam-se passos de tartaruga para desenvolver a consciência, no entanto, quando visualizamos nossos alunos tornando-se capazes de realizar grandes tarefas são os grandes dias que concentram em si vinte anos.

Nenhum comentário: