segunda-feira, 15 de novembro de 2010


A utilização diária dos números no cotidiano foi a temática principal da interdisciplina de Matemática no Eixo 4. Eu particularmente registrei os números da minha vida: nascimento, casamento, nascimento dos filhos, contas, cartões, senhas, documentos...
Durante o semestre fomos instigados a criar atividades significativas com nossos alunos e foi muito bom. Naquela época eu morava em Rondinha e trabalhava na Escola Professor Dietschi quando orientava o Projeto Envolva-se com a Dietschi, projeto este que por ser interdisciplinar fez parte de muitas atividades descritas para a interdisciplina de Matemática. Basicamente consistia em arrecadar a maior quantidade de lixo reciclável possível e fazer sabão com óleo de cozinha já utilizado para vender e com os recursos arrecadados adquirir computadores novos conectados a internet para que os alunos pudessem gerenciar seus blogs que aos poucos fomos criando. Mas pelo caminho era preciso separar os lixos, era a classificação. Fazíamos também sabão. Numa das vezes colocamos o sabão ainda mole em bacias retangulares e cortamos em linhas e colunas e transformamos em linguagem de multiplicação e divisão. Colocamos preços para colocar o sabão a venda e trabalhamos sistema monetário. Além de muitas outras atividades como pesagem dos lixos, organização para armazenamento até que o caminhão passasse para recolher... enfim.
Assim as relações foram sendo construídas e foi um trabalho muito gratificante que foi enriquecido pelas reflexões acerca do ensino de Matemática e fiquei muito orgulhosa ao receber o seguinte comentário da tutora Juliana:
Mara!!!
Estou muito encantada em ver como estás estabelecendo excelentes relações entre as propostas
das atividades de Matemática e o teu projeto de trabalho na escola.
Realmente, se evidencia a interdisciplinariedade nas tuas atividades.
As atividades apresentadas estão de acordo com as propostas, e demonstram as inter-relalções que estás estabelecendo
entre os conceitos estudados e a tua prática docente.
Siga assim!!!
Até mais!
Juliana Machado

Nenhum comentário: