"Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente e não deve se confundir com arte plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquiteto, desde a germinação do projeto, até a conclusão efetiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites - máximo e mínimo - determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, - cabendo então ao sentimento individual do arquiteto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada. A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção."(Lúcio Costa)
O site http://pt.wikipedia.org/wiki/arquitetura traz a visão de Lúcio Costa de "arquitetura" e também a teorização da arquitetura moderna que surge de um "programa" incorporando as variáveis sociais, culturais, econômicas e artísticas do momento histórico.
Achei muito interessante parametrizar arquitetura em sua acepção natural e mais ampla com as arquiteturas pedagógicas estudadas no PEAD durante este semestre. É certo que uma arquitetura pedagógica deve ser pensada a partir do conhecimento prévio a respeito do grupo a que pertencem nossos alunos, parâmetros estes que também são levados em conta pelos arquitetos ao desenharem seus projetos urbanos, paisagísticos, ambientais,enfim...levando em consideração o que os clientes já tem e quais as suas necessidades.
É certo que os arquitetos ao desenharem seus projetos além do conhecimento do seu público, têm sua própria filosofia. Assim os educadores têm suas concepções pedagógicas que norteiam suas arquiteturas e somados ao seu sentimento individual, no que ele traz de bagagem o consenso entre os extremos encontrando a maneira mais apropriada de utilizar os recursos materiais e humanos e principalmente as tecnologias da informação tendo como finalidade a a construção de conhecimento.
O site http://pt.wikipedia.org/wiki/arquitetura traz a visão de Lúcio Costa de "arquitetura" e também a teorização da arquitetura moderna que surge de um "programa" incorporando as variáveis sociais, culturais, econômicas e artísticas do momento histórico.
Achei muito interessante parametrizar arquitetura em sua acepção natural e mais ampla com as arquiteturas pedagógicas estudadas no PEAD durante este semestre. É certo que uma arquitetura pedagógica deve ser pensada a partir do conhecimento prévio a respeito do grupo a que pertencem nossos alunos, parâmetros estes que também são levados em conta pelos arquitetos ao desenharem seus projetos urbanos, paisagísticos, ambientais,enfim...levando em consideração o que os clientes já tem e quais as suas necessidades.
É certo que os arquitetos ao desenharem seus projetos além do conhecimento do seu público, têm sua própria filosofia. Assim os educadores têm suas concepções pedagógicas que norteiam suas arquiteturas e somados ao seu sentimento individual, no que ele traz de bagagem o consenso entre os extremos encontrando a maneira mais apropriada de utilizar os recursos materiais e humanos e principalmente as tecnologias da informação tendo como finalidade a a construção de conhecimento.
Um comentário:
Minha querida amiga Mara Braum. Que bom visitar teu portfólio! Faço votos que você possa continuar na caminhada. Estou sempre à beira do caminho, você sabe! Me chame sempre. Beijão e muita luz.
Stela e Marina
Postar um comentário