domingo, 31 de janeiro de 2010

Paulo Freire(1980) vê a alfabetização como um processo capaz de levar o analfabeto a organizar reflexivamente seu pensamento, desenvolver a consciência crítica, introduzi-lo num processo real de democratização de cultura e de libertação.

Mas para que essa inclusão social aconteça de fato as famílias têm que assumir o seu papel primeiro na educação dos filhos, participando realmente das suas vidas, não apenas propiciando-lhes alimentação e conforto mas crescimento intelectual, moral e ético e a escola precisa ser aquela que acolhe, que espera, que se preocupa quando o aluno não freqüenta as aulas, que chama os pais não para reclamar mas para conhecê-los e saber o que acontece no dia a dia do aluno para que este conhecimento possa auxiliar no entendimento das suas construções, dos seus pertencimentos.

Penso que é importante refletir sobre estes aspectos porque muitas vezes percebo os pais chegando atucanados na escola querendo saber o que os filhos aprontaram quando muitas vezes é apenas um convite que queremos fazer a eles como já aconteceu quando queríamos chamá-los para serem pais conselheiros da turma do seu filho

Nenhum comentário: