sábado, 23 de janeiro de 2010


Santomé(1998) defende a promoção da interdisciplinaridade como um dos princípios dos currículos integrados alertando que a mesma é uma filosofia sociopolítica que requer convicção e o que é mais importante, colaboração. É uma estratégia didática que facilita a busca do sentido e do valor do conhecimento. O autor tem posições muito afins com as idéias de Paulo Freire cuja posição define a educação como um ato político que busca socializar as novas gerações que manifestam as evidências do que já sabem e são desafiadas a refletirem sobre seus pontos de vista, a fazerem conjecturas facilitando os processos de ensino-aprendizagem.

Sendo assim penso que nós professores precisamos buscar os conteúdos culturais e agrupá-los de modo a dar-lhes significação no dia-a-dia da escola. Num passeio de estudos por exemplo, podemos fazer com que todos os momentos do planejamento até a volta da viagem seja definida e organizada pelo grupo de alunos, escrevendo, anotando, calculando, mapeando, descobrindo a história do lugar, enfim...

É importante que tenhamos isto muito claro em nossas mentes e principalmente que acreditemos, que tenhamos convicção porque de nada adiantam as teorias se não as colocarmos em prática.

Nenhum comentário: