domingo, 24 de janeiro de 2010

PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE NO CONTEXTO SOCIAL




Paulo Freire(1980) descreve a alfabetização
como um processo capaz de levar o analfabeto a organizar reflexivamente seu pensamento, desenvolver a consciência crítica,
introduzí-lo num processo real de democratização
da cultura e de libertação.

Seja com os materiais de leitura de uma sala de aula urbana, ou de uma tribo indígena, ou na igreja, em placas, muros, outdoors, faixas com protestos, chamadas de programas televisivos ou em conferências a leitura ocorre mesmo sem os sujeitos perceberem e aqui faço um link com Santomé(1998) que afirma que a proposta pedagógica deve fazer com que os alunos prestem atenção e sejam desafiados a refletirem sobre "o que acontecerá se ..." ou "supondo que..." e Freire(1980)que leva em conta a pluralidade e a diferença, isto é, ouvir os alunos sobre o que pensam sobre ou este material de leitura e colocar novos desafios sobre estas leituras que aí estão ao alcance de todos.

Mas é importante salientar que de nada adianta trabalhar com textos diversos se a modalidade for de ensino e não de aprendizagem. É preciso orientar para que os próprios alunos sejam instigados a refletir sobre e construir uma consciência crítica a partir do que vêem.

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