quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Durante este semestre a professora Nádie me pediu que enviasse a ela uma apresentação minha para que ela pudesse anexar na sua tese. A seguir transcrevo-a:

Minha Apresentação
Eu me chamo Mara Núbia Bilhalva Braum. Nasci na cidade de Tapes. Meus pais se chamam Otávio Lemos Bilhalva e Francisca Trescastro Bilhalva, são pessoas simples, agricultores, com pouca instrução escolar, mas com enorme sabedoria, que através de sua vida nos transmitiram exemplos de honestidade, perseverança, sinceridade, disciplina e acima de tudo amor!!!!! As dificuldades ao longo da vida foram muitas, mas eles nunca deixaram que faltasse o essencial para nós. Tenho dez irmãos e quando a família se reúne é sempre uma grande festa!
Tenho 45 anos, sou casada a 26 anos com o amor da minha vida: Ricardo Braum. Atualmente moramos no Balneário Rondinha no município de Arroio do Sal. Mas já moramos em Campo Bom, Taquara e Novo Hamburgo. Temos três filhos lindos, inteligentes, educados, competentes, amados... Chamam-se Natalia (23 anos), Leonardo (19 anos) e Augusto (11 anos). Minha família é meu maior tesouro!
Sou professora a 22 anos mais ou menos porque nem parece que faz tanto tempo assim. Amo o que faço e acredito que somente através da educação poderemos realmente transformar nosso mundo em um lugar melhor para se viver e lutar para que permaneça aquilo que está bom. Sou bastante carinhosa, mas exigente em tudo o que eu faço, estou sempre me cobrando o melhor. Procuro diversificar, preparar aulas criativas e espero que os alunos tenham iniciativa, busquem com entusiasmo mais e mais conhecimentos e que sejam motivados a querer sempre questionar e fazer sempre diferente. Vibro junto com cada aluno nas suas conquistas, que não são poucas. A cada dia eles descobrem e redescobrem novos conhecimentos, informações, sensações. É muito bom ser professora. A rotina não existe e a gente não envelhece porque o contato com crianças e jovens nos renova sempre. Procuro ir crescendo cada dia. Buscando idéias novas e novos saberes, sem desistir e retomando o ânimo e a coragem de tentar outra vez porque se não foi maravilhoso na primeira vez, temos a chance de buscar ajuda e melhorar sempre mais.
Assim, em 2006, buscando uma educação de qualidade, foi que tive uma das mais significantes vivências de toda a minha existência, o meu ingresso na UFRGS. Posso dizer que foi um marco na minha vida pois a construção que venho fazendo desde então é engrandecedora demais tanto profissional como pessoalmente pela maneira como os conhecimentos são adquiridos promovendo a discussão, o diálogo, num trabalho cooperativo, de uma forma diversificada, inteligente, num espaço de interação e colaboração, apesar da distância, que não dificulta em nada a formação de redes através do ROODA, do e-mail particular e do grupo e do MSN.
Quando comecei a estudar na UFRGS, em 2006, eu dava conta de todas as atividades sem problemas com os prazos, apesar das dificuldades tecnológicas iniciais pois tive que aprender muitas coisas referentes a tecnologias, mas que com o tempo foram se tornando pequenas e meu primeiro semestre foi maravilhoso pois eu conseguia dar conta dos prazos e ainda visitava trabalhos dos colegas, lia,comentava...
Em novembro de 2006 eu e minha família realizamos um sonho. Inauguramos nosso Auto Posto Rondinha onde trabalhamos nós e mais ninguém. Foi aí que meu tempo acabou extrapolando e até o início de 2008 eu tive que estudar e cuidar das minhas atividades do posto de gasolina no escritório do posto o que fez com que minhas atividades muitas vezes fossem entregues com atraso o que me deixava muito mal. Agora finalmente tenho meu próprio notebook e uma internet móvel. O que me permite fazer minhas atividades onde quer que eu me encontre.
Espero de agora em diante poder dar conta da casa, da família, posto de gasolina, UFRGS e Escola Dietschi, onde trabalho com Português na 5ªsérie e Artes de 5ª a 8ª e desenvolvo um projeto que se chama “Envolva-se com a Dietschi” que além de ajudar na preservação do meio ambiente, busca parcerias com toda a comunidade e através do qual já conseguimos comprar seis computadores, todos eles ligados a internet e que permitiu que criássemos a página www.escolaprofessordietschi.pbwiki.com e onde estamos criando e linkando blogs criados por cada um de nossos alunos e postando atividades realizadas na e pela escola.
É isso...

Nenhum comentário: