segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Organização do Ensino Fundamental

Concepções e Normas de Currículo e de Avaliação

A legislação permite autonomia à escola para escolher o tipo de cidadão que pretende formar através do currículo que propõe e da avaliação que faz dos seus alunos.
Uma educação de qualidade requer que os sujeitos envolvidos conheçam as regras a que estão submetidos, no entanto esta não é a realidade encontrada na minha escola. Neste semestre, tivemos uma estagiária que ao estudar o Projeto Político Pedagógico da escola, fez alguns questionamentos que acabaram fazendo com que a equipe de gestão da escola, propusesse um estudo deste plano desconhecido para a maioria dos atuais professores, funcionários, alunos e pais.
Ainda estamos estudando e fazendo as reformulações que julgamos necessárias. Mas, particularmente penso que toda a mudança deve ocorrer de dentro para fora e infelizmente ainda estamos longe de adquirir consciência coletiva para juntos buscar a transformação e uma real educação de qualidade. Percebo ações isoladas que fazem a diferença, mas para fazer acontecer em educação é necessário garra, coragem, persistência, envolvimento, conhecimento, embasamento teórico e às vezes acabo me sentindo uma formiguinha em meio a um bando de gafanhotos.
Lendo o projeto político pedagógico da escola encontro em suas linhas um encorajamento na busca de uma educação libertadora, democrática... Mas, a começar pelo regime seriado pois determina o tempo que todos os alunos terão para aprender determinados conteúdos, sem considerar os percursos individuais e as construções coletivas até a avaliação que diz contemplar o aluno como um todo mas classifica-o ao final de cada trimestre e seleciona-o ao final de cada ano mostra que as frases bonitas são apenas no papel. Acredito mais no regime ciclado onde para o sistema de produção e começa o progresso, a aprendizagem, a construção do conhecimento de onde o aluno está e não parar e começar tudo de novo. Afinal todas as aprendizagens são assim, não se determina um tempo para a criança começar a andar por exemplo, ela vai adquirindo confiança durante cada passo que ela dá e assim vai seguindo e no seu tempo ela começa a andar com segurança. Penso que o regime ciclado funciona bem melhor mas volto ao ponto anterior, nossas cabeças têm que mudar primeiro pois o trabalho de toda a comunidade escolar é coletivo, a construção é grupal e a sistemática da avaliação deve ser muito criteriosa, cuidadosa, detalhada e por isso mais trabalhosa entretanto os resultados compensam com uma responsabilidade de fracasso que deixa de recair somente sobre o aluno reprovado para construir, repensar uma educação que realmente tenha qualidade, competência, envolvimento...

" O aluno não vai à escola para tirar notas,
vai para aprender, para crescer,
para se desenvolver."
Freinet, educador francês

REFERÊNCIAS:
http://www.centrorefeducacional.com.br/progrcont.htm
SILVA, Maria Beatriz Gomes da, Organização Curricular da escola e Avaliação da Aprendizagem,

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