domingo, 23 de novembro de 2008

Organização e Gestão da Educação

CONCEITOS BÁSICOS

DEMOCRACIA
Conjunto de procedimentos para a formação de um governo, baseado fundamentalmente na escolha de representantes por meio do voto, obedecendo-se os critérios construídos para esta escolha e a noção de igualdade de peso entre todos os votantes.

ESTADO:
Base da organização moderna que se configura nas instituições públicas governamentais organizadoras de todo o aparato político, representativo, econômico e jurídico da sociedade.

GLOBALIZAÇÃO
Fenômeno que permite a universalização do acesso a meios de comunicação mas não reduziu a pobreza e a desigualdade social, também têm influência no crescimento e desenvolvimento econômico dos países pois permite a interdependência de mercados e produtores de diferentes países; processo de criação de um mercado mundial.

PARTICIPAÇÃO:
É a nossa associação a alguma idéia ou fim. No Brasil, os anos 1980 foram marcados pela abertura política e momento de grande participação popular e de organização da sociedade na luta pelos seus direitos. E quando estava avançando alguns passos na participação popular, sofreu o impacto das estratégias(que já estavam em curso no resto do mundo) do capital para superação da sua crise(neoliberalismo,globalização) e que vinham em sentido contrário a esse movimento. “Somente aprendemos o que é participar, participando”.

NEOLIBERALISMO
Doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado mas na prática as condições não são ideais: a competição não é completamente livre, os consumidores não são perfeitamente informados e a produção e o consumo podem gerar custos sociais.
Designa a opção política de governos que defendem a necessidade de retirada da ação do Estado de determinadas áreas a fim de que se possa investir em outras, mais prioritárias.

POLÍTICA
Termo que indica os procedimentos relativos ao Estado em determinados momentos. A política acabou sofrendo pressões nos últimos anos, pois o neoliberalismo e a globalização usados como estratégia de superação da crise do capitalismo acabaram atropelando nosso momento de abertura política e ficamos com uma política social sem direitos sociais . Conjunto dos princípios e dos objetivos que servem de guia a tomadas de decisão e que fornecem a base da planificação de atividades em determinado domínio

POLÍTICAS EDUCACIONAIS
É a arte de proceder de forma a ampliar a democratização da educação. A autonomia da escola, a eleição de diretores, o conselho escolar são alguns pilares que sustentam a gestão democrática, mas não são suficientes para mudar nossa cultura autoritária. Precisamos rever aspectos como: ampliou-se o acesso, a permanência, o conhecimento? Melhorou o financiamento da educação? A valorização do Magistério? Equiparam-se as escolas? Temos pessoal para atender a todos os alunos em todos os setores que uma escola de qualidade deve atender? Isto é, a política educacional deve ir além dos índices quantitativos.
Conjunto de iniciativas de um governo destinadas a influenciar as decisões dos agentes educacionais, no sentido da concretização de determinados objetivos.

POLÍTICAS PÚBLICAS
Ações que se relacionam com o que é do povo. Com o diagnóstico de que toda a crise é culpa do Estado e que mercado é sinônimo de eficiência, este Estado em crise não deve executar políticas que asseguram os direitos universais dos cidadãos, então repassa parte do financiamento a sociedade civil e avalia. Cabe a nós questionar: que eficiência? Para quem?Executada por quem?Quem é o responsável?
Tomada de posição por parte dos governos com base em argumentos políticos, religiosos, morais ou económicos para solucionar problemas.

Bibliografia:

Texto “POLÍTICA PÚBLICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO” de Vera Maria Vidal Peroni

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx



Comentários sobre a aprendizagem referente aos conceitos estruturantes.

EU ACREDITAVA QUE O NEOLIBERALISMO ERA UMA MARAVILHA JÁ QUE DAVA LIBERDADE DE COMERCIALIZAR COM QUEM SE QUISESSE.
DESCOBRI, ATRAVÉS DO TEXTO LIDO QUE NÃO É BEM ASSIM POIS A PARTICIPAÇÃO POPULAR ACABA E O POVO FICA APENAS ESPERANDO O ASSISTENCIALISMO E O ESTADO APENAS CONTROLA. SERÁ? NESTE REPASSE DE DINHEIRO PRÁ LÁ E DEVOLVE PRÁ CÁ É QUE FICAM MILHÕES PERDIDOS PELO CAMINHO. OUTRO PAPEL DO ESTADO É O DE AVALIADOR MAS O QUE É FEITO COM O RESULTADO DESTA AVALIAÇÃO. QUAIS POLÍTICAS SERÃO NECESSÁRIAS FRENTE AO DIAGNÓSTICO DESTE ESTADO AVALIADOR?
A GLOBALIZAÇÃO É OUTRO CONCEITO BEM LINDO QUE EU TINHA NA MINHA CABEÇA ONDE HAVIA A TROCA ENTRE TODAS AS CULTURAS, NAÇÕES, DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO...SÓ QUE A PARTE ECONÔMICA E POLÍTICA EU NUNCA TINHA QUESTIONADO POIS A QUEM INTERESSA ESTA GLOBALIZAÇÃO JÁ QUE NÃO DIMINUIU A FOME E A DESIGUALDADE SOCIAL E AS DÍVIDAS INTERNA E EXTERNA VEM AUMENTANDO E A IDEOLOGIA DO FAVOR PROLIFERANDO?
SERÁ MESMO QUE O MERCADO É MAIS EFICIENTE QUE O ESTADO? DE LÁ PARA CÁ QUAIS AS MELHORIAS QUE OBTIVEMOS EM TERMOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS, DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE, QUAL A PARTICIPAÇÃO EFETIVA QUE TEMOS FRENTE AS DECISÕES TOMADAS EM NOSSO NOME?
ACREDITO TAMBÉM QUE TEREMOS QUE MUDAR NOSSA CABEÇA E DEIXAR DE OLHAR PARA NOSSO PRÓPRIO UMBIGO E TOMAR PARTE DAS DECISÕES QUE COMPETEM A NOSSA SOCIEDADE MAIS PRÓXIMA, VER DE QUE FORMA ESTES CONCEITOS ESTRUTURANTES AFETAM O NOSSO MUNDO DIÁRIO DENTRO DA ESCOLA, DA FAMÍLIA, DO BAIRRO E OUTRAS ASSOCIAÇÕES PRÓXIMAS A NÓS.
VEREMOS QUE A DISPARIDADE DO MUNDO CAPITALISTA TER ATROPELADO NOSSA CAMINHADA DEMOCRÁTICA TEM A VER COM A NOSSA PRÓPRIA ACOMODAÇÃO. A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO COMEÇA POR NÓS. DENTRO DAS NOSSAS ESCOLAS QUANDO PARTICIPAMOS E BUSCAMOS JUNTO A OUTROS SEGMENTOS PARCERIAS QUE VISEM UMA MAIOR DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, QUANDO NOSSO ALUNO TORNA-SE NOSSO PARCEIRO JUNTO COM SEUS PAIS E AMIGOS A ESCOLA ACABA SENDO UM LUGAR BOM DE SE FICAR, APRENDER, CRESCER ...QUANDO BUSCAMOS UMA ESCOLA DE MELHOR QUALIDADE, EQUIPADA E ESTRUTURADA PARA QUE O CONHECIMENTO SEJA REALMENTE CONSTRUÍDO E QUE OS ALUNOS TENHAM PRAZER EM ESTAR NUM ESPAÇO VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICO ONDE TODOS SAIBAM E POSSAM SE POSICIONAR E QUE NÃO SEJA APENAS UM LUGAR ONDE OS ÍNDICES QUANTITATIVOS SEJAM A ÚNICA META A ALCANÇAR.

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