quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Organização do Ensino Fundamental

Elementos da Gestão Democrática

" O aluno não vai à escola para tirar notas,
vai para aprender, para crescer,
para se desenvolver."
Freinet, educador francês

Conforme o professor Jorge Najar falou em debate no Programa Salto para o Futuro, todo ser humano nasce para viver junto com alguém e, portanto nasce pronto para fazer democracia. Quando escutei logo me lembrei do filme Náufrago, onde a personagem vivida por Tom Hanks acaba tendo que ficar durante muito tempo numa ilha deserta e precisa prover-se de todo o aparato para suprir suas necessidades de sobrevivência. Acontece que ele está sozinho, sente necessidade de ouvir a opinião de alguém e acaba criando um amigo fictício com uma bola de vôlei, o Sr Wilson. Por que então os alunos muitas vezes são proibidos de trocar idéias? Por que não escutamos o que os agentes envolvidos na educação de nossos alunos têm a nos dizer? Por que pais, alunos e comunidade em geral não se sentem a vontade para opinar nas reuniões? Creio que seja pela cultura extremamente autoritária que nos trouxe até aqui. A nova LDB possibilita uma gestão mais democrática que é a pedra preciosa citada pelo colega Edinei Rodrigues Mittmann que nos foi dada muito bruta ainda e que precisamos no exercício da cidadania lapidar chamando a comunidade para dentro do espaço escolar, problematizando, gerando conflitos... Nesta relação que é conflitada, mas positiva, escola e comunidade, conforme a professora Isabel Letícia P. de Medeiros, se aprimoram e chegam a outros níveis de conflitos que permitem a visualização de outra realidade com certeza mais democrática que a anterior.
Nesta perspectiva democrática a LDB concede autonomia às escolas para a proposição do currículo e avaliação que quer fazer, permitindo consultar os sujeitos envolvidos para que juntos possam discutir, analisar e escolher o que for melhor, que mais se encaixa dentro de cada realidade para a construção de uma nova escola com uma nova qualidade implicando co-responsabilidade em todos os processos que envolvem a escola.
Escola é lugar de aprender, inclusive aprender democracia e democracia se aprende fazendo.
Profª Isabel Letícia P. de Medeiros (Programa Um salto para o Futuro)
Para a construção do PPP é importante aliar discurso e prática. Teorizar uma escola sonhada através de discussão e análise da prática, definir qual a escola que queremos e qual cidadão pretendemos formar. Aquele aluno que é convidado a participar desde cedo das decisões da sua comunidade não será um adulto acomodado com certeza continuará participando das decisões nas comunidades onde estará inserido futuramente. Se quisermos uma sociedade mais justa onde todos tenham vez e voz tem que começar pela escola respeitando o direito de decisão que todos os integrantes do processo educacional têm.
O Regimento Escolar vem disciplinar o caminho a ser percorrido em busca da escola sonhada. Todas as normas além de terem sido construídas através de democracia participativa devem ser claras, transparentes, funcionais, perseguirem o mesmo objetivo e ter princípios norteadores.
Na escola onde trabalho ainda não tem gestão participativa, apesar de já contarmos com alguns instrumentos como eleição de diretores, conselho escolar e CPM, não têm a cultura democrática. Fiquei encantada com uma escola retratada no vídeo do programa Salto para o Futuro onde os alunos discutiam formas de lazer para o recreio, quem sabe os alunos não nos dariam lições de democracia ouvindo seus pares e tomando decisões frente ao bem-estar de todos.
Nós até temos na escola o Projeto Envolva-se com a Dietschi (minha escola chama-se EEEF Professor Dietschi) que conta com a participação ainda pequena de pais, alunos e professores preocupados com a questão ambiental e melhorias na escola. Com o projeto recebemos ajuda da comunidade que traz para a escola o lixo seco, o óleo de cozinha já utilizado e notas fiscais para participar do programa estadual a nota e minha. Todo o lixo é selecionado e vendido para reciclagem, o óleo é utilizado na fabricação de sabão que também é vendido e as notas são digitadas e enviadas via internet para o governo estadual que repassa trimestralmente o valor correspondente a nossa participação. Todas estas ações são realizadas por pessoas que querem participar. Quem participa é porque quer se envolver e todas as decisões são tomadas em conjunto em reuniões semanais com toda a equipe. Todos os recursos arrecadados são geridos pelos alunos do projeto em consulta a todos os alunos da escola. Eles compram, vendem, decidem o que fazer com o dinheiro e também novas ações de participação do projeto, como as duas novas que são a construção e venda de um brinquedo inventado por eles e confecção e venda de sacolas permanentes para a diminuição do uso de sacolas plásticas principalmente nas compras do supermercado.
Portanto não estamos mais no ponto zero mas nossa caminhada ainda nos reserva muitos, inexplorados e belos horizontes.

Nenhum comentário: