quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Psicologia da vida Adulta

Aprendizagem na Vida Adulta
O desenvolvimento cognitivo dá-se na relação com o meio, porém, ele é individual. O estádio em que um indivíduo se encontra “é radicalmente individual, não pode, pois, ser confundido com o de nenhum outro indivíduo” (BECKER, 2001, p.187).
A integração dos conhecimentos com o meio em que vivemos é fundamental pois tudo que temos a nossa volta gera curiosidade, envolvimento, interesse. No momento em que os conhecimentos tornam-se distantes e sem nenhuma relação com o nosso espaço, torna-se totalmente sem significado.
Nesta caminhada de formação em que atualmente me encontro posso garantir que todas as interdisciplinas que até então tivemos na EAD da UFRGS serviram para teorizar a minha prática e embasar minhas idéias porque sempre estiveram interligadas umas com as outras procurando valorizar o que trago da minha prática.

A educação é um “processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro” (MATURANA, 2001, p. 29).
Eu relaciono o PEAD e eu nesta aprendizagem da vida adulta porque tudo que eu venho aprendendo está sendo extremamente importante na minha vida, eu já trago uma bagagem de anos de magistério e vivências familiares e de amizade, convivências estas que ajudaram a construir a minha história e tudo que hoje sou, então tudo se relaciona e adquire significado.
Certo dia eu até estava pensando: se eu tivesse 18 anos, eu já seria adulta mas será que eu estaria aproveitando tanto este curso? Talvez sim mas de outra maneira, porque tudo que eu vivi de lá para cá me ajuda muito a compreender certas coisas que então com 18 anos passariam despercebidas mas quando já se viveu, passou pelas situações, tudo fica muito diferente e visível.
A convivência com os colegas, virtualmente, está me ajudando muito a crescer, é importantíssima a relação que se criou entre nós de parceria na construção da nossa rede de aprendizagem.

Nenhum comentário: