segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Organização do Ensino Fundamental

Gestão Democrática da Educação e Gestão da Educação Escolar

A organização escolar vem sofrendo modificações através do avanço das questões democráticas debatidas, pois a democracia foi e ainda está aos poucos se desenvolvendo criando novas formas de relações entre as pessoas, pois para que a democracia realmente se instale, é necessário que todos os agentes sejam pessoas informadas, participativas, envolvidas com as questões sociais e que este envolvimento seja comprometido com o todo e não apenas com uma parte ou outra. Como se vê, apesar da palavra democracia estar no centro de muitos debates, a sua concepção ainda está longe de ser vivenciada.
Numa perspectiva democrática a organização escolar deve envolver toda a comunidade escolar, que deve escolher seus representantes na direção da escola, no conselho escolar, no grêmio estudantil, na Associação de Pais e Mestres. Estes ativamente precisam planejar, participar das atividades, avaliar e garantir que as normas, as práticas sociais sejam cumpridas sempre através de práticas transparentes, abertas e diretas que permitam a todos os agentes questionar, compreender e interceder pela escola em toda a comunidade.
Na escola onde eu trabalho temos pais comprometidos e omissos, alunos responsáveis e relapsos e professores e professores... como em todos os lugares, nada é perfeito! Temos CPM, Conselho Escolar e escolhemos nossa atual diretora através de eleição(era a única candidata). Mas ainda caminhamos longe de uma gestão democrática. Não porque tenhamos uma escola autoritária, bem pelo contrário, a insegurança, a permissividade sem o compromisso, sem normatização, sem o envolvimento são atitudes que me incomodam muito. Nas reuniões acontecem as prestações de contas, as escolhas do que fazer com o dinheiro, mas falta diálogo quanto a organização da vida funcional, escolar e de dinâmicas de organização do ensino.
Nosso Plano parece um poema de tão lindo. Mas a prática de sala de aula e a participação dos pais muitas vezes deixa a desejar, até por falta de solicitação.
Acredito que somente juntos possamos criar normas claras e diretas através da participação de todos e exigir o cumprimento delas com segurança.

Bibliografia

A Gestão Democrática como Modelo Institucionalizado de Administração da Educação
O Estado moderno: da gestão patrimonialista à gestão democrática
Construção da Gestão Democrática do Ensino Público – contexto histórico.

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