segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Psicologia da Vida Adulta
ser adulto
características do adulto
desafios da vida adulta
aprendizagem do adulto
Toda pessoa que sai da adolescência e que adquire maturidade para lidar com suas emoções, seus problemas, suas conquistas é considerado por mim como adulto.
Uma pessoa adulta em primeiro lugar é responsável por seus atos e deve responder por eles. Portanto o autocontrole é imprescindível pois se todos começarmos a agir impulsivamente, como adolescentes penso que o mundo será um verdadeiro caos.

Para ser adulto não basta ter idade, mas saber lidar com as tristezas e alegrias que a vida proporcionar. Quando falo em alegrias me refiro a conquistas que alguns profissionais alcançam, ganham prestígio e dinheiro rapidamente mas não tem estrutura emocional e nem praticidade para saber o que fazer. Estes são justamente os desafios da vida adulta: conseguir um emprego, viver e cuidar com dignidade das pessoas que amamos.

Certa vez meu pai me disse que ganhar dinheiro era fácil, difícil era saber gastá-lo. Naquele momento achei que ele estava menosprezando todo o meu cansaço após um mês de trabalho e meu primeiro contracheque. Hoje entendo que o trabalho é a melhor coisa que pode nos acontecer pois nos ocupa, nos dignifica e nos faz sentir importantes e úteis.

Acho que não tem outra forma de aprender senão participando da construção do próprio conhecimento. Meu pai tinha razão: é difícil por exemplo saber gastar o dinheiro que ganhamos, definir prioridades, quando todas são importantes... é mesmo... ele tinha razão! Mas só podemos aprender fazendo, errando, tentando acertar de novo, consertando, refazendo...

Nenhum comentário: