segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Organização do Ensino Fundamental

Gestão democrática

# ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA

# TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS

# ACESSO À INFORMAÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR

# INEXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA

# MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESCOLA

# UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PÚBLICO

# CRITÉRIOS IMPESSOAIS, OBJETIVOS E UNIVERSAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA

# EQUIVALÊNCIA ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA



Gestão patrimonialista

# UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVADO

# EXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA

# CRITÉRIOS PESSOAIS E/OU PARTICULARISTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA

# DISPARIDADE ENTRE AS DECISÕES E A REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA

# UTILIZAÇÃO PESSOAL E/OU PRIVADA DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO ADMINISTIVA, FINANCEIRA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA

# AUSÊNCIA DE MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE A ESCOLA E ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO SISTEMA DE ENSINO

# UTILIZAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA PARA OBTER ACESSO PRIVILEGIADO ÀS DECISÕES
# AUSÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS

# BUROCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO


ITENS BASEADOS EM: BATISTA, Neusa Chaves (2002). Democracia e Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS (Dissertação de Mestrado)

Nenhum comentário: