Gestão democrática
# ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA
# TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
# ACESSO À INFORMAÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR
# INEXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
# MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESCOLA
# UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PÚBLICO
# CRITÉRIOS IMPESSOAIS, OBJETIVOS E UNIVERSAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
# EQUIVALÊNCIA ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
Gestão patrimonialista
# UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVADO
# EXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
# CRITÉRIOS PESSOAIS E/OU PARTICULARISTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
# DISPARIDADE ENTRE AS DECISÕES E A REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
# UTILIZAÇÃO PESSOAL E/OU PRIVADA DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO ADMINISTIVA, FINANCEIRA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA
# AUSÊNCIA DE MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE A ESCOLA E ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO SISTEMA DE ENSINO
# UTILIZAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA PARA OBTER ACESSO PRIVILEGIADO ÀS DECISÕES
# AUSÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
# BUROCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
ITENS BASEADOS EM: BATISTA, Neusa Chaves (2002). Democracia e Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS (Dissertação de Mestrado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário