segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Organização do Ensino Fundamental

Destaco como indicador de gestão democrática “ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA”
A comunidade escolar deve participar das discussões e decisões. Cada um tem direito a expor suas idéias e expressar sua opinião, discutir prioridades e colaborar desde a construção do planejamento até a execução dos projetos.
O processo decisório deve ser um compartilhamento de idéias e opiniões, de modo que permita aos alunos sua emancipação social exercitando desde sempre sua capacidade de entender o outro com suas capacidades e diferenças e flexibilizar suas opiniões permitindo relações mais justas e igualitárias e o exercício pleno de cidadania. Na gestão democrática todos têm prioridade, porque a valorização é da idéia, da construção, da participação...

Destaco como indicador de gestão patrimonialista “UTILIZAÇÃO PESSOAL E/OU PRIVADA DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO ADMINISTIVA, FINANCEIRA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA”
A comunidade onde a escola está inserida não tem a menor importância para os gestores que definem critérios e tomam decisões conforme suas vontades, suas prioridades, suas preferências inexistindo consulta a comunidade escolar que apenas acata as decisões do gestor, sendo que os resultados são encobertos e as pessoas não exercem suas capacidades de criação, envolvimento, participação apenas obedecem. Este tipo de gestão trabalha em benefício de poucos privilegiados que têm algum grau de parentesco, amizade ou fidelidade com o gestor.

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